Páginas

sábado, 18 de dezembro de 2010

Gravidez: do inicio ao fim...



Os primeiros 3 meses de gravidez

O desenvolvimento do feto passa a ser influenciado principalmente a partir do 17º dia após a concepção. Mas como a maioria das mulheres não sabe que está grávida neste período, o ideal é que a dieta seja adequada sempre, estando a mulher grávida ou não.
Nas primeiras dez semanas o aumento de peso é pequeno, basicamente produzido pelo aumento do útero e volume do sangue da mãe. Nessa ocasião o feto pesa aproximadamente 5 gramas, igual a um morango.
Alimentando-se corretamente a mãe aumentará um total de 1 a 2 kilos no fim do primeiro trimestre e sua barriga ainda será muito discreta.

Ao final destes primeiros 3 meses o embrião que era do tamanho de um grão de arroz terá cerca de dez centímetros e pesará cerca de 5 gramas. O mais importante dessa fase é que o bebê já tem todos os órgãos essenciais formados e seu coraçãozinho já pode ser ouvido.

O segundo trimestre da gravidez

A partir da 13ª semana a gestante começa a engordar cerca de 450 gramas/semana, até completar o final da gestação.
No quarto mês já dá para saber o sexo do bebê e é quando se dá início à fase social da gravidez, quando já não dá mais para a barriga da futura mamãe ser confundida com gordura e as pessoas já interagem com a mulher como uma grávida. Todos os órgãos do bebê já estão formados e a natureza agora está totalmente voltada para o seu amadurecimento e crescimento.
Portanto, são necessários cuidados EXTRAS com a alimentação que deve incluir altas doses de cálcio, ferro, alimentos frescos, crus e integrais (fibras), assim como complementos vitamínicos receitados pelo médico.

As consultas pré-natais prosseguem como desde o início da gestação. A grande novidade desta fase fica por conta do ultra-som por meio do qual o médico poderá dizer qual o sexo do bebê.
É hora também de começar a colocar bastante atenção nos exercícios corporais e respiratórios que vão ser bastante úteis na hora do parto. Um médico ou um especialista em educação física poderão dar as dicas a esse respeito.

No mais, a mãe tem que procurar manter o equilíbrio emocional, as consultas em dia e os cuidados com o ganho de peso. Essas medidas ajudam a garantir um parto tranqüilo e o nascimento de um bebê saudável.

Os últimos 3 meses de gravidez – a contagem regressiva!

Para quando é? É menino ou menina? O bebê se mexe muito? Muito enjôo? Consegue dormir bem?
A posição para dormir começa a incomodar bastante.
O cuidado passa a ser redobrado com as emoções fortes, esforço físico, alimentação e com a saúde em geral.

É mais que chegada a hora da mamãe conversar com o bebê. Ele já escuta a voz da mãe e, ao nascer, a identificação entre eles será imediata. Nada mais natural, uma vez que passaram nove meses unidos e integrados. O papel de grávida, que foi desempenhado por nove meses, em algumas horas vai ser transferido para o de mãe, que vai durar por longos anos. O show da vida não pode parar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário